A imersão no aprendizado da Língua Portuguesa

Muitos nos questionam o nosso cronograma semanal de estudos. Como dar conta de todos os temas e assuntos? Quanto tempo reservar para cada tema ainda mais quanto temos crianças em idades diferentes?

Nós, sempre que possível, procuramos agrupar diversas disciplinas em torno de um grande tema. Atualmente estudamos a obra Os Lusíadas de Camões. Iniciamos o seu estudo sistemático em janeiro deste ano, e no mês de agosto iniciamos os estudos do último canto.

Como funciona na prática o estudo sistemático desta obra? Antes de iniciarmos as leituras dos cantos, em janeiro deste ano, fizemos uma pesquisa biográfica de Camões, sua vida, suas referências literárias, como era a época em que vivia. Na sequência fizemos um estudo da estrutura da obra Os Lusíadas.

A cada canto, uma introdução sobre o tema que será abordado nos versos. A cada leitura de estâncias o estudo do vocabulário, dos personagens e fatos históricos mencionados, assim como o estudo das referências mitológicas citadas. E então, finalmente a apreciação da leitura em voz alta dos versos, da beleza de sua sonoridade, e do rico imaginário que nos envolve quando apreciamos a obra.

Durante o estudo desta obra, meus filhos estão absorvendo a riqueza da Língua Portuguesa. Ao mesmo tempo que estão pesquisando e estudando os fatos históricos mencionados nos versos.

O mesmo acontece quando fazemos nossas leituras em voz alta sobre História do Brasil, livro com um vocabulário ricamente escrito por Joaquim Manuel de Macedo e posteriormente completado por Olavo Bilac. Também nos estudos da Gramática Latina, meus filhos estão aprendendo os rudimentos e os fundamentos da Gramática da Língua Portuguesa. Nos estudos semanais de Progymnasmata com os exercícios do livro Flor de Lácio, meus filhos estão aprendendo o bom uso (na forma escrita) da Língua Portuguesa.

Então há realmente necessidade de reservar um tempo diário para tratar especificamente da Gramática da Língua Portuguesa? Nossa experiência tem se revelado bem mais produtiva ao agrupar o estudo da Gramática com outras disciplinas. Por isso, costumamos reservar no máximo 30 minutos uma vez por semana, para revisar os conceitos de nossa Gramática, algumas vezes com exercícios da série “Caderno do Futuro – Língua Portuguesa” e outras com a leitura sobre explicação teórica da Gramática Metódica da Língua Portuguesa de Napoleão Mendes de Almeida.

 

Salvar

, ,