A inclusão da Música em nosso currículo

Já faz algum tempo que o estudo da Música estava em segundo plano, acontecendo meio que por acaso e não de forma cuidadosamente planejada. Desta forma, fizemos algumas alterações significativas em nossa rotina diária que nos trouxe muitos benefícios.

Horário/Dia Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
07:00 a 07:30 Compositor – Biografia Apreciação Musical Apreciação Musical Apreciação Musical Geografia
07:30 a 08:00 Latim Latim Latim Latim Geografia
08:00 a 08:30 História Estudos Clássicos Estudos Clássicos Estudos Clássicos Geografia
08:30 a 09:00 História Estudos Clássicos Estudos Clássicos Estudos Clássicos Lógica
09:00 a 09:30 História Estudos Clássicos Estudos Clássicos Estudos Clássicos Lógica
09:30 a 10:00 Inglês Inglês Inglês Inglês Lógica
10:00 a 10:30 Português Português Português Expressão Ciências
10:30 a 11:00 Português Português Português Expressão Ciências
11:00 a 11:30 Matemática Matemática Matemática Matemática Ciências
11:30 a 12:00 Matemática Matemática Matemática Matemática Arte /Desenho
Almoço
14:00 a 14:30 Catecismo Catecismo Catecismo Catecismo Arte /Desenho

Um dos benefícios é que descobrimos que para cobrir as lições de Lógica não precisávamos de quatro tempos de meia hora como fazíamos anteriormente. História na maioria das vezes é possível completar a lição em dois tempos de trinta minutos, mas algumas lições são mais longas e por isso continuamos a reservar três tempos de trinta minutos. Ao posicionarmos a aula de Catecismo após o almoço deixamos que cada criança siga o seu ritmo dependendo da dificuldade dos textos e tarefas de cada dia. Martin costuma ter uma leitura mais lenta e reflexiva, levando em média 15 a 20 minutos a mais do que Michael.

A introdução da disciplina de Música

Começamos a semana estudando um compositor renascentista (período em que atualmente estamos estudando em História), lemos um resumo de sua biografia e sua obra musical. Na sequência apreciamos algumas de suas composições durante a semana. No caso de alguns compositores importantes na História da Música seguimos o estudo por até duas semanas consecutivas. Este é o caso, por exemplo, do compositor, maestro, cantor e gambista italiano: Claudio Monteverdi (1567-1643).

Bernardo Strozzi - Claudio Monteverdi (c.1630)

Bernardo Strozzi – Claudio Monteverdi (c.1630)

 

As crianças também aproveitam os momentos de apreciação musical para ilustrar seu Catecismo. É um momento de preparação interior e concentração.

Ano passado, Michael estava tendo aulas com o papai de violão clássico, mas infelizmente meu esposo não pode continuar essas aulas este ano devido ao seu trabalho profissional e intelectual ter demandado mais tempo.

Logo após as aulas de música iniciamos as aulas de Latim. A cada introdução desta disciplina rezamos o “Pater Noster” e cantamos um hino também em Latim. Neste primeiro semestre cantamos diariamente “Christus Vincit. Christus Regnat. Christus Imperat”.

A Música se estende algumas vezes também em nossa aulas de Arte, num plano de fundo com o intuito de manter a concentração. Não são todas as aulas de Arte que podemos usar essa técnica, algumas aulas exigem observação passo a passo de videoaulas.

Compartilhe conosco: como a sua família tem estudado música?

,