Como, atualmente, estudamos a Gramática Latina

Há dois anos, iniciamos nossos estudos do Latim. Nos dois primeiros anos, usamos o livro Prima Latina da editora americana Memoria Press. O livro introduz o Latim com uma progressividade suave e um rico vocabulário latino, acompanhado de belas orações em Latim. Nós aproveitamos nesta primeira obra, intercalar os estudos de Latim/Português/Inglês e obtivemos um resultado muito positivo.

Latina Christiana, Memoria Press.

Latina Christiana, Memoria Press.

Na sequência, estudamos as primeiras cinco lições do livro Latina Christiana da mesma editora. Já para este segundo livro, demos maior ênfase no entendimento do estudo do Latim e da Língua Portuguesa.

A partir de então, percebemos a necessidade de uma explicação mais detalhada do funcionamento da Gramática tanto em Latim como em Língua Portuguesa. Por isso, resolvemos complementar o estudo com três diferentes obras: Gradus Primus de Paulo Rónai, Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida e Latina Christiana (Memoria Press). A primeira como introdução a um assunto, a segunda como fundamentação e explicação detalhada e a terceira para para solidificar as ideias principais estudadas no decorrer da semana.

Primeira Lição do livro Gradus Primus

Primeira Lição do livro Gradus Primus

Paulo Rónai sempre oferece a cada lição um texto curto a ser estudado e traduzido pelo estudante. Seguido de uma explicação gramatical e exercícios.

Primeira Lição da Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida

Primeira Lição da Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida

Napoleão, brilhantemente discorre sobre a Gramática Latina, finalizando com uma série vasta de exercícios que fazem o aluno estudar, memorizar e entender a lição. A Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida é realmente fantástica. Os meninos adoraram os quinze exercícios da primeira lição. E o fizeram todos com 100% de acerto.

Sétima lição do livro Latina Christiana

Sétima lição do livro Latina Christiana

O livro da Memoria Press sempre inicia com uma expressão latina, uma breve explicação histórica ou contextual sobre essa expressão. Além de sugestão de apreciação de uma oração ou música cristã em Latim. Dentre os exercícios gramaticais destacam-se o estudo de diversas palavras derivadas do latim.

Salvar

Salvar

,