Objetivos para o aprendizado de Geografia em 2016

Desde janeiro, estamos estudando o e-book “Elementary Geography” de Charlotte Mason, uma obra com lições curtas que intercalam textos informativos com belíssimas poesias temáticas.

elementary-geography

Clique aqui para fazer download do e-book.
Este livro de Charlotte Mason contém explicações didáticas sobre o planeta Terra e seus movimentos, as estações do ano, o relevo e outros detalhes elementares da vida em nosso planeta. Para complementar os estudos deste e-book, em nossas aulas semanais, usamos recursos de vídeo-aulas da série “Espaçonave Terra”:

Paralelamente a esta introdução sobre o nosso planeta, a partir de abril introduzimos o estudo dos países da América do Sul. Para abordar este tema, utilizamos diversos recursos em nossas aulas:

Mapas: Reconhecer, no mapa da América do Sul, os países, suas capitais e principais rios: http://www.d-maps.com/pays.php?num_pay=120&lang=en .

Cartões de Memória (flashcards): Um recurso excelente para auxiliar a memorização de fatos aprendidos sobre cada país é a utilização de cartões com imagens e informações resumidas sobre bandeiras, mapas, animais e paisagens características de cada país da América do Sul.

Cartões de Memória de Geografia

Cartões de Memória de Geografia

Para fazer seu próprio jogo de cartões de memória clique aqui e aqui. Atrás de cada cartão incluímos dados informativos. Aproveite a oportunidade para engajar seus filhos nesta atividade.

Coleção Footprint Reading Library ilustrado por imagens da National Geographic

Coleção Footprint Reading Library ilustrado por imagens da National Geographic

Livros temáticos: Além dos cartões de memória, incluímos neste ano o estudo dos livros “Life on the Orinoco” e “Birds in Paradise“, que refletem curiosidades geográficas, paisagens e animais de regiões da América do Sul. Os livros estão em língua inglesa. O primeiro, indicado para leitores em nível “pré-intermediário” (com vocabulário equivalente a cerca de 800 palavras) e, o segundo, para leitores intermediários (com vocabulário equivalente a aproximadamente 1300 palavras).

Entre os meses de abril e maio lemos o livro “Life on the Orinoco”. Uma leitura lenta, com o objetivo de não somente aprender Geografia, mas também de realizar exercícios de tradução de cada parágrafo do inglês para o português. Desta forma, meus filhos não só tiveram a oportunidade de aprender características interessantes sobre a vida em torno do Rio Orinoco, na Venezuela, como a riqueza da fauna e da flora próxima a ele. Ao mesmo tempo, com o auxílio de um dicionário inglês-português, melhoraram sensivelmente sua compreensão da língua inglesa.

Quanto ao segundo livro, “Birds in Paradise”, pretendemos iniciar sua leitura após a conclusão da apreciação da série de vídeos “Wild South America“, que podem ser encontrados no website “Netflix”. A série totaliza 6 episódios de aproximadamente 50 minutos cada. Na última semana, assistimos ao primeiro episódio e conseguimos identificar algumas das espécies de animais e paisagens geográficas de nossa coleção de “cartões de memória”.

Gostamos muito de unir diversas disciplinas em torno de um mesmo tema, neste caso, é possível unir facilmente: Arte, Poesia, Inglês e Geografia. E você, tem uma experiência positiva a relatar sobre o ensino de Geografia a seu filho? Fique à vontade para nos enviar uma mensagem com seu relato em nossa página de contato!

,