Participação em Feira de Ciências

Os meninos, neste último fim de semana, participaram da Feira de Ciências das Famílias Educadoras de Curitiba e Região. O tema de sua apresentação foi “Contribuições Científicas do Matemático Português Pedro Nunes para as Grandes Navegações“.

Eles foram os primeiros a se apresentar e puderam exercitar o desafio de falar em público.

 

Salvar

Salvar

A “arte de bem dizer” deve ser exercitada periodicamente. Já na Fase Gramatical, as crianças devem exercitar a formulação de respostas usando frases completas e resumos orais. Além disso, podemos ensiná-las a movimentar o corpo sem ficar em frente do cartaz ou do objeto que estejam apresentando no momento em que forem apresentar um projeto. Também é importante explicar à criança que, ao iniciar a apresentação do tema, devem primeiramente dizer o seu próprio o nome e o tema da apresentação. Somente após essa introdução básica é que elas devem avançar para as explicações mais detalhadas.

A cada nova oportunidade de apresentar-se em público, devemos ensinar às crianças como se movimentar, como projetar a voz, como gesticular com naturalidade e como lidar com “a ansiedade natural” de falar diante de uma plateia. Agindo assim, será muito mais fácil de atingir, na Fase Retórica, o objetivo de tornar-se oradores eloquentes.

Salvar

, ,