Primeira semana de estudos em 2017

O ano de 2017, em nosso plano de educação familiar, será de transição, um ano em que o ritmo de estudos será mais intenso. As fases de transição ocorrem no primeiro ano da Fase Gramatical, no ano que antecede o início da Fase Lógica, no ano que antecede o início da Fase Retórica e, também, no último ano da Fase Retórica, que geralmente antecede a entrada em um curso universitário.

Nosso primogênito está justamente na Fase Pré-Lógica e por esse motivo novas habilidades serão desenvolvidas ao longo deste ano. Meu outro filho (que fará 8 anos na próxima semana) está bastante avançado em seus estudos e tentará acompanhar o irmão mais velho nesta fase de transição.

Dentre as principais inclusões no planejamento de 2017 estão os estudos sistemáticos de obras clássicas, a introdução à Lógica Informal, experimentos práticos em ciências e, para o mais velho, a introdução de exercícios de Progymnasmata No total, tivemos um acréscimo de uma hora de estudos à nossa rotina nas segundas, terças e quartas-feiras.

Estudos Clássicos

Em nossos “Estudos Clássicos“, dedicamo-nos ao estudo da obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões.

Estudos Clássicos - Os Lusíadas

Estudos Clássicos – Os Lusíadas

 

Nesta primeira semana estudamos a biografia do autor, o contexto histórico e a estrutura da obra. Apreciamos a leitura das dezenove primeiras estrofes do Canto I. Ao término de cada aula, fizemos diversos registros em um caderno, incluindo cópia do vocabulário, fatos, ilustrações e cópias de estrofes selecionadas. Dedicamos atenção especial ao capricho nas ilustrações e no desenho da caligrafia.

História - Grandes Navegações e História do Brasil

História – Grandes Navegações e História do Brasil

 

Paralelamente à leitura de “Os Lusíadas”, estudaremos “As Grandes Navegações” e a “História do Brasil” até a república. Acompanhando os estudos históricos, apreciaremos também músicas do período de 1500 a 1700.

Caçula acompanhando os estudos dos irmãos mais velhos

O caçula observando os estudos dos irmãos mais velhos

 

A leitura do poema é constantemente observada pelo nosso caçula. Ele é um bom “aluno ouvinte” além de eloquente “comentarista” em “bebe-ês”!

Lógica Informal

O detetive falácia

O detetive de falácias

 

Outra novidade introduzida em nossos estudos refere-se à disciplina de “Lógica Informal“. Para este estudo usamos o livro “O Detetive de Falácias” da família Bluedorn (famosos homeschoolers americanos). O objetivo é preparar nossos filhos para reconhecer falácias e incentivá-los a usar suas mentes para pensar de forma correta. As aulas têm sido bastante divertidas. Ao longo do dia eles procuram reconhecer as falácias em artigos de jornais, revistas e nas conversas que escutam.

Expressão

Em nossas aulas de Expressão, meu filho de 8 anos segue com os exercícios de cópia, caligrafia e ditado. Já o mais velho (10 a 11 anos) iniciou seus primeiros exercícios de Progymnasmata.

Exercícios de Progymnasmata

Exercícios de Progymnasmata

Nesta primeira etapa, o objetivo é ensiná-lo a escrever pela imitação de fábulas e narrativas. Usamos técnicas como:

Esboço: Um fichamento numerado das principais ideias ou fatos do texto.

Resumo: Cortar palavras do texto deixando apenas as informações essenciais. Em seguida escrever o resumo.

Variações:(1) adicionar paisagem, descrições de personagens, acrescentar diálogos aos personagens; (2) reescrever a partir da perspectiva de um dos personagens da história; (3) sequência invertida – começar do final para o início; (4) reescrever com diferentes personagens e cenários.

Ciências e Geografia

Este ano acrescentamos experiências práticas após as leituras de Ciências. Após cada experiência, os meninos farão um resumo em formato de relatório em seu caderno.

Em geografia estamos estudando dois grandes temas “América do Sul” incluindo o desenho do mapa de cada país estudado, e o livro “Home Geography for primary grades” de C. C. LONG, recomendado por Charlotte Mason.

Catecismo, Latim, Português, Inglês e Matemática

Para o estudo do catecismo, seguimos com a leitura do livro “A escola de Jesus” e iniciamos também o catecismo por correspondência das Irmãs da Fraternidade São Pio X.

O estudo do Latim tem nos ajudado a compreender melhor etimologia das palavras em Português, fortalecer a Gramática do nosso idioma pátrio, assim como apreciar a beleza das orações recitadas em Latim. Seguimos com o livro da editora americana Memoria Press intitulado “Latina Christiana“. Para este ano, adquirimos apenas o livro do professor, e os exercícios serão realizados no caderno.

Nosso filho mais velho seguirá com o estudo da Gramática Metódica da Língua Portuguesa de Napoleão Mendes de Almeida e acrescentamos alguns exercícios do Caderno do Futuro Português (7º Ano). Para o de 8 anos usaremos o Caminho Suave (antiga 3ª série).

Incluímos em 2017 o estudo de gramática e composição em inglês com o livro “Two-Book course in English” de Mary Hyde. Este livro está em domínio público e pode ser encontrado no site archive.org. Seguiremos também com a série de livros de William Holmes McGuffey, também em domínio público.

Estamos cada vez mais apaixonados pelo método Saxon Math Homeschool! O desempenho do meu filho mais velho em Matemática melhorou de forma fantástica após começarmos a usar esse currículo, com o qual pretendemos seguir ao longo dos próximos anos.

A cada manhã, antes e muitas vezes durante as aulas, buscamos reconhecer a Verdade, a Bondade e a Beleza nos conteúdos estudados. Reconhecer e valorizar essas virtudes (princípios) em cada momento de nossas vidas é fundamental para o nosso crescimento espiritual e intelectual.

, ,