Revisão dos Estudos (2017)

O ano de 2017, em nossos estudos,  foi um ano de transição entre a Fase Gramatical e a Fase Lógica. Este ano, foi marcado principalmente, pela adaptação de ter em casa um bebê com muita vitalidade que demandava de todos atenção e carinho.

O primeiro trimestre de estudos foi em um ritmo acelerado e conseguimos superar todas metas deste período. A partir de então, tivemos que rever objetivos, simplificar algumas metas e priorizá-las. Ciências, Lógica, Inglês e Latim fizemos num ritmo mais suave, reduzindo nossa produtividade para 70% do planejado para o ano. Estudos Clássicos, História, Português e Matemática mantivemos a meta em 100% e pretendemos concluir todo o conteúdo previsto para este ano até a primeira semana de dezembro.

Para o estudo da Gramática da Língua Portuguesa, testamos vários recursos, e finalmente nos decidimos por utilizar um livro bem antigo publicado em 1932 “Novo Manual de Língua Portuguesa – Curso Médio por Mário Bachelet”.  Este livro é da antiga Coleção de Livros Didáticos da FTD publicados pela editora Paulo de Azevedo e distribuídos pela Livraria Francisco Alves. Os livros didáticos para o “Curso Médio” eram destinados a jovens entre 11 e 13 anos. Continuamos usando a Gramática Metódica da Língua Portuguesa do Napoleão Mendes de Almeida como obra de consulta.

O ano de 2017 também foi rico no sentido de ampliarmos nossa biblioteca familiar, adquirindo preciosas obras publicadas até a década de 1960.

Salvar

Salvar

,