Vias Clássicas: Um curso para mães educadoras

Vias Clássicas é um programa de estudos para mães educadoras através de obras pré-selecionadas. Não apenas nossos filhos precisam crescer intelectualmente, como nós mães educadoras precisamos ser um exemplo digno a ser seguido.

Os pilares da Educação Clássica Cristã:

(1) Teaching the Trivium por Harvey Bluedorn, Laurie Bluedorn: Autores cristãos (protestantes) em palavras simples e inspiradoras explicam os fundamentos do Trivium, a diferença entre a Educação Clássica Aplicada e das disciplinas formais do Trivium. Além de apresentarem diversos princípios que nos ajudam a criar o nosso próprio planejamento familiar rumo as Vias Clássicas.

(2) Teaching from Rest por Sarah Mackenzie: Uma deliciosa leitura sobre a “forma como educamos” e como encontrar o equilíbrio,  cultivar a paz de espírito e apreciar a verdade, a bondade e a beleza enquanto educamos nossos filhos.

(3) The Liberal Arts Tradition: A Philosophy of Christian Classical Education por Ravi Scott Jain, Kevin Wayne Clark: Uma abordagem filosófica da aplicação das Artes Liberais.

(4) Contra a escola – Ensaio sobre literatura, ensino e Educação Liberal por Fausto Zamboni: Uma obra que reflete o problema da educação nas escolas no Brasil e uma reflexão sobre a verdadeira arte de ensinar através de uma Educação Liberal.

(5) Plutarco da Educação das Crianças: Um verdadeiro tratado sobre educação, que permanece tão atual quanto nos tempos em que fora escrito. A utilidade da presente obra é inegável, pois tem como tema central a educação dos filhos. Nela, Plutarco versa sobre como os pais devem se preocupar com a formação de seus filhos desde a concepção até sua educação na adolescência.

(6) A mente bem treinada por Susan Bauer: Um livro repleto de práticas pedagógicas, inspirado na importância dos estudos dos “Grandes Livros” possui uma vasta lista de bons recursos para o ensino de nossos filhos.

(7) Beleza por Roger Scruton: Apreciar o belo é fundamental para a nossa formação intelectual, cultural e espiritual.

(8) Da Arte de Ler por Hugo de São Vitor: Hugo de São Vítor homem de talento e inteligência brilhantes, notáveis santidade e vocação para a docência, foi professor no Mosteiro de São Vítor e, posteriormente, assumiu sua direção e estruturou sua escola de Teologia. Instituiu uma prática pedagógica que conduzia à contemplação através da boa leitura, do diligente estudo e da meditação.

Estes são os oito primeiros livros que estudaremos em 2017/2018. Outros títulos serão acrescentados a lista, a medida que avançarmos em nossos estudos.

,